quinta-feira, junho 01, 2006

Celulite

A celulite atinge quase 100% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais, sendo uma das queixas mais frequentes em relação à estética.

A alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, provocam uma modificação da textura do tecido subcutâneo e, posteriormente, uma irregularidade da superfície da pele, que leva ao aspecto visual de "casca de laranja" causando incômodo e insatisfação com o próprio corpo.

A celulite pode estar ou não associada a obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, pois o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nessa situação, a celulite se torna mais grave formando áreas endurecidas e nodulares.

Hidrolipodistrofia Ginóide (HLDG) é o termo científico mais adequado para denominar a celulite:

  • Hidro = água e outros líquidos
  • Lipo = gordura
  • Distrofia = desordem nas trocas metabólicas do tecido
  • Ginóide = forma de mulher

Além de tratamentos estéticos como: drenagem linfática, endermoterapia, ultra som, carboxiterapia e outros, e necessário manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ingerir bastante água, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas,...

Conheça alguns princípios ativos que são utilizados no combate à celulite: Cafeína, Guaraná, Algas Marinhas, Algisium C, Cafeisilane C, Castanha da Índia, Ginkgo Biloba, Arnica, Centella Asiática, e outros.

Se você quiser saber sobre os mitos e verdades relacionados à celulite, é só entrar em contato.

Aromaterapia

Os óleos essenciais puros já tem sua eficácia reconhecida em diversos segmentos de beleza, estética e saúde.

Por que a Aromaterapia funciona?

A aromaterapia não remete somente a um cheiro gostoso ou um perfume durante o banho. Trata-se de um verdadeiro e natural tratamento que é indicado para inúmeras situações. Os aromas agem nos centros cerebrais e provocam reaçãoes emocionais e/ou físicas, tratando o organismo de uma forma integral, considerando a mente e o corpo como um todo.

As aplicações desta terapia caminham desde o relaxamento e técnicas para amenizar o stress, até meios para estimular o organismo e combater problemas estéticos. Suas principais ferramentas são os óleos essenciais extraídos de flores, folhas, cascas, raízes, frutos e sementes das plantas.

Para entender como os óleos funcionam, devemos imaginar o caminho pelo qual percorrem em nosso corpo. Quando se aspira um desse produtos, sua fragância é captada pelas narinas, onde sensores nervosos decodificarão estas informação, transportando para o cérebro que estimulará determinadas partes do organismo. Dessa forma, atuam por todo corpo e, de quebra, nas emoções e sentimentos do paciente/cliente.

Uma forma vantajosa de se aplicar aromaterapia na estética, é através da utilização desses óleos em forma de banhos ou massagens. Para conduzir os óleos essenciais e facilitar sua absorção, existem os chamados óleos carreadores (óleos vegetais), cremes e géis neutros. Quando esses produtos entram em contato com o corpo, nutrem a pele e entram na corrente sanguínea, que leva as informações ao cérebro. Trata-se, portanto, de um tratamento completo: o cliente se beneficia das essências tanto ao senti-las como ao recebê-las em sua pele.

Em tempos de stress, correria e falta de tempo para cuidarmos de nós mesmos, devemos separar alguns momentos e olhar para o nosso interior. Afinal, a beleza externa reflete a saúde e harmonia interna.

Cuide do seu pescoço

De que adianta todo aquele cuidado com o rosto se o pescoço está com flacidez, manchas e rugas?

Assim como o rosto, o pescoço também sofre com as agressões externas e é esquecido na hora da hidratação e proteção contra o sol. Se a região não for hidratada e fotoprotegida corretamente, as suas fibras elásticas não modificadas e a musculatura acaba cedendo, formando a papada ou o excesso de pele na região.

A renovação das células na área começa a diminuir, normalmente, por volta dos 25 anos, e para prevenir o aparecimento de rugas, flacidez e manchas nessa região, especialistas indicam o uso diário de filtro solar, e produtos para hidratação e regeneração da pele.

A pele do pescoço é mais fina e sensível que a do rosto, pois há menor quantidade de fibras elásticas e glândulas sebáceas na região. Sendo assim, as rugas e linhas aparecem mais precocemente e são mais difíceis de serem apagadas.

Por isso, a recomendação é fotoproteger e hidratar o pescoço com cremes especiais, com texturas mais consistentes e ricos em óleos vegetais.

Dica de Beleza

Agora que o sol já não aparece mais com tanta frequência, não significa o fim da fotoproteção.

Os filtros solares protegem a pele dos efeitos nocivos da radiação solar, podendo ser filtros físicos ou de barreira (substâncias opacas que refletem e dispersam a luz) ou químicos (agem através da absorção dos raios UV).

A fotoproteção deve ser feita o ano inteiro e não somente no verão. O objetivo é prevenir contra danos como envelhecimento, alergias, queimaduras e câncer de pele.

O fator de proteção solar (FPS) presente no filtro solar é uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta sem se queimar. De modo geral, deve-se usar um filtro solar com FPS 15, sendo que peles mais claras pedem filtro com FPS 30. Recomenda-se que a aplicação seja feita 30 minutos antes da exposição solar.

E vale lembrar que a fotoproteção deve ser uma preocupação de homens e mulheres.