quinta-feira, setembro 25, 2008
quinta-feira, setembro 18, 2008
terça-feira, setembro 02, 2008
Melasma, Discromia, Manchas,......
São manchas acastanhadas na pele sem sintomas, muitas vezes extensas, simétricas (nos dois lados), com limites mal definidos, sempre em áreas expostas. São mais freqüentes no rosto (bochechas, testa, queixo e acima do lábio superior), podendo ocorrer em outras áreas expostas.
O aparecimento das manchas está envolvido à fatores genéticos raciais, hormonais (tais como gravidez, uso de anticoncepcionais e outras alterações hormonais), uso de alguns medicamentos e fatores ambientais como exposição à radiação ultravioleta (sol e lâmpadas artificiais).
O hábito de se expor ao sol sem critério de horário e sem proteção adequada, favorece a produção dos radicais livres que, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de estimular o melanócito a produzir mais melanina na tentativa de proteger a pele. As manchas solares são de tamanho pequeno e arredondado, geralmente de cor marrom escura O melhor tratamento é a prevenção com uso de filtros e bloqueadores solares adequados a cada pessoa, e a reposição dos mesmos, (mesmo que na embalagem esteja escrito que “não saem em contato com a água”).
Na gravidez é conhecido como cloasma gravídico. Trata-se de uma hipercromia da face, atingindo as maçãs do rosto, testa e lábio superior. Surgem também no complexo aréolo-mamilar, na região genital e no abdômen. Aparece geralmente entre o quarto e sexto mês de gestação, e são causadas por alterações hormonais que estimulam os melanócitos a produzirem uma quantidade maior de melanina.
Existem àquelas provocadas pelo uso de anticoncepcionais, durante o período de menopausa, uso de algumas medicações tais como: sulfatetraciclina, remédios anti-alérgicos, anti-reumáticos, diuréticos, tranqüilizantes, etc.
Disfunção da tireóide, das supra-renais, do fígado e das glândulas sexuais podem ser responsáveis pelo aparecimento transitório de algumas manchas. O excesso de vitamina A pode causar hiperpigmentação porque favorece a melanogênese que é estimulada pelo betacaroteno (provitamina A).
As manchas senis são provocadas pela alteração da produção da melanina, pelos melanócitos.Com o avanço da idade, a distribuição de melanina passa a não ser mais uniforme, causando manchas mais escuras em alguns pontos (melanócitos com grande produção) e pequenas manchas esbranquiçadas em outras (ausência de melanina).
Aqui estão alguns despigmentantes mais conhecidos para os tratamentos de clareamento de manchas: Hidroquinona, Ácido Fítico, Ácido Kójico, Biowhite, Arbutin, Ácido Ascórbico (Vit C), Ácido Retinóico, Ácido Glícólico, Ácido Mandélico (esse em especial para peles negras).
Comece a tratar da sua pele o quanto antes. Previna-se usando sempre filtro solar e não espere que as manchas apareçam no seu rosto.
Para sua Beleza e bem-estar, FELICIDADES!!