terça-feira, setembro 02, 2008

Melasma, Discromia, Manchas,......

O que é Melasma / Discromia?

São manchas acastanhadas na pele sem sintomas, muitas vezes extensas, simétricas (nos dois lados), com limites mal definidos, sempre em áreas expostas. São mais freqüentes no rosto (bochechas, testa, queixo e acima do lábio superior), podendo ocorrer em outras áreas expostas.


O aparecimento das manchas está envolvido à fatores genéticos raciais, hormonais (tais como gravidez, uso de anticoncepcionais e outras alterações hormonais), uso de alguns medicamentos e fatores ambientais como exposição à radiação ultravioleta (sol e lâmpadas artificiais).


O hábito de se expor ao sol sem critério de horário e sem proteção adequada, favorece a produção dos radicais livres que, por sua vez, são responsáveis pelo envelhecimento precoce, além de estimular o melanócito a produzir mais melanina na tentativa de proteger a pele. As manchas solares são de tamanho pequeno e arredondado, geralmente de cor marrom escura O melhor tratamento é a prevenção com uso de filtros e bloqueadores solares adequados a cada pessoa, e a reposição dos mesmos, (mesmo que na embalagem esteja escrito que “não saem em contato com a água”).


Na gravidez é conhecido como cloasma gravídico. Trata-se de uma hipercromia da face, atingindo as maçãs do rosto, testa e lábio superior. Surgem também no complexo aréolo-mamilar, na região genital e no abdômen. Aparece geralmente entre o quarto e sexto mês de gestação, e são causadas por alterações hormonais que estimulam os melanócitos a produzirem uma quantidade maior de melanina.


Existem àquelas provocadas pelo uso de anticoncepcionais, durante o período de menopausa, uso de algumas medicações tais como: sulfatetraciclina, remédios anti-alérgicos, anti-reumáticos, diuréticos, tranqüilizantes, etc.


Disfunção da tireóide, das supra-renais, do fígado e das glândulas sexuais podem ser responsáveis pelo aparecimento transitório de algumas manchas. O excesso de vitamina A pode causar hiperpigmentação porque favorece a melanogênese que é estimulada pelo betacaroteno (provitamina A).


As manchas senis são provocadas pela alteração da produção da melanina, pelos melanócitos.Com o avanço da idade, a distribuição de melanina passa a não ser mais uniforme, causando manchas mais escuras em alguns pontos (melanócitos com grande produção) e pequenas manchas esbranquiçadas em outras (ausência de melanina).


Aqui estão alguns despigmentantes mais conhecidos para os tratamentos de clareamento de manchas: Hidroquinona, Ácido Fítico, Ácido Kójico, Biowhite, Arbutin, Ácido Ascórbico (Vit C), Ácido Retinóico, Ácido Glícólico, Ácido Mandélico (esse em especial para peles negras).


Comece a tratar da sua pele o quanto antes. Previna-se usando sempre filtro solar e não espere que as manchas apareçam no seu rosto.


Para sua Beleza e bem-estar, FELICIDADES!!