quinta-feira, junho 01, 2006

Aromaterapia

Os óleos essenciais puros já tem sua eficácia reconhecida em diversos segmentos de beleza, estética e saúde.

Por que a Aromaterapia funciona?

A aromaterapia não remete somente a um cheiro gostoso ou um perfume durante o banho. Trata-se de um verdadeiro e natural tratamento que é indicado para inúmeras situações. Os aromas agem nos centros cerebrais e provocam reaçãoes emocionais e/ou físicas, tratando o organismo de uma forma integral, considerando a mente e o corpo como um todo.

As aplicações desta terapia caminham desde o relaxamento e técnicas para amenizar o stress, até meios para estimular o organismo e combater problemas estéticos. Suas principais ferramentas são os óleos essenciais extraídos de flores, folhas, cascas, raízes, frutos e sementes das plantas.

Para entender como os óleos funcionam, devemos imaginar o caminho pelo qual percorrem em nosso corpo. Quando se aspira um desse produtos, sua fragância é captada pelas narinas, onde sensores nervosos decodificarão estas informação, transportando para o cérebro que estimulará determinadas partes do organismo. Dessa forma, atuam por todo corpo e, de quebra, nas emoções e sentimentos do paciente/cliente.

Uma forma vantajosa de se aplicar aromaterapia na estética, é através da utilização desses óleos em forma de banhos ou massagens. Para conduzir os óleos essenciais e facilitar sua absorção, existem os chamados óleos carreadores (óleos vegetais), cremes e géis neutros. Quando esses produtos entram em contato com o corpo, nutrem a pele e entram na corrente sanguínea, que leva as informações ao cérebro. Trata-se, portanto, de um tratamento completo: o cliente se beneficia das essências tanto ao senti-las como ao recebê-las em sua pele.

Em tempos de stress, correria e falta de tempo para cuidarmos de nós mesmos, devemos separar alguns momentos e olhar para o nosso interior. Afinal, a beleza externa reflete a saúde e harmonia interna.

Nenhum comentário: